Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Respeito ao direito autoral como evolução da sociedade

A Propriedade Intelectual e o direito autoral quanto mais respeitados mais evoluída será a sociedade. A receita para isso simplifique e facilite o conhecimento.

Publicado por Ana Zan Mosca
há 4 anos

Países onde vemos o respeito ao direito autoral, também assistimos a evolução da sociedade.

Nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, entre tantos onde o respeito , a facilidade de lidar com o autoral como uma realidade sem necessidade de tantas brigas, vemos também que são sociedades mais avançadas.

Tomamos um exemplo, nos Estados Unidos caso queira licenciar um fonograma, ou uma parte, pode simplesmente informar a sociedade que aquele artista pertence, com todas informações necessárias, será gerado um cálculo e pagando o fonograma ou a parte dele está licenciado.

Aqui no Brasil há uma burocracia enorme pois tem que pedir a empresários, ou produtores, ou gravadoras, as vezes difícil de encontrar, sim demoram a responder, também as editoras, o que torna o uso indevido uma realidade.

Na Alemanha, se você estiver hospedado e baixar uma música de alguma plataforma a cobrança já vem na fatura do hotel mesmo, podendo ser de qualquer região e de qualquer classe o hotel, ou pousadas etc.

O mesmo hoje ocorre na Inglaterra.

Então é necessário a desburocratização do direito autoral, junto com a conscientização.

Aqui defendemos que em projetos culturais sempre tenha um representante, um conhecedor da área autoral com panfletos, workshops, palestras.

Também defendemos que em casos de projetos exemplo a rei rouanet onde o incentivo vem do poder público em forma de isenção de impostos, seja obrigatório constar que será feito algo para difundir o direito autoral à sociedade.

Muitas vezes o artista, ou a sociedade não tem conhecimento dessa necessidade.

Muitos autores e familiares, herdeiros, vivem de direitos autorais e é necessário o conhecimento , especialmente respeito e desburocratização.



  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações159
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/respeito-ao-direito-autoral-como-evolucao-da-sociedade/788434084

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)