Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

As novas regras do youtube para disputas de copyright

Youtube anunciou nova forma de disputa autoral na plataforma, será tão eficiente assim?

Publicado por Ana Zan Mosca
há 5 anos

Youtube já tem uma forma no portal chamada content ID e disponibilizada apenas as grandes produtoras, artistas, editoras, gravadoras, canais de TV produtoras de cinema e séries, etc.

O content Id faz uma varredura e caso encontre outros usuários com o mesmo título , a mesma música, o mesmo vídeo, o titular autoral poderá escolher em excluir ou receber parte da renda desse outro para ele, ou seja a monetização vai para o titular sem bloquear ou excluir, o que geralmente é usado.

Para a grande maioria que não está entre esses grandes que tem acesso ao content ID, o youtube disponibilizou a denuncia manual.

Ou seja, poderá escolher também entre bloqueio, ou monetização desse vídeo que lhe pertence.

Terá que explicar o momento que o uso é indevido, pois há casos de vídeos que somente uma parte trata-se de uso indevido e provar a titularidade.

Essa disputa irá ocorrer da seguinte forma, envia o formulário, em 30 dias o notificado deverá responder provando que tem titularidade para uso ou disponibilizar a monetização para outro, ou, ainda tirar o vídeo ou parte dele.

Caso responda o titular tem mais 30 dias para decidir se libera ou retira, caso não se resolva terão que ir para justiça e o youtube não irá liberar mais monetização desse vídeo.

Isso é bem interessante, pois ao meu entender caso as partes não se entendam o youtube não paga ninguém.

E fica mais dinheiro no bolso do gigante digital.

Ou seja, o youtube continua a não tomar atitude alguma.

Como disse pode silenciar a parte do vídeo que haja violação de direitos autorais.

Como coloquei, muito cuidado com atitudes que a princípio pareçam boas e com uma análise mais profunda e nem tão profundas não significam muita coisa.



  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações504
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-novas-regras-do-youtube-para-disputas-de-copyright/733521547

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)