Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mudança no caso de plágio do livro do Padre Marcelo Rossi

A mulher que acusava o Padre de plágio foi presa por estelionato

Publicado por Ana Zan Mosca
há 5 anos

Izaura Garcia Carvalho Mendes, autora da ação que acusava o Padre Marcelo Rossi, de plagiar suas frases em seu livro Ágape.

Ação esta relatada aqui que o juízo do Rio de Janeiro chegou a suspender as vendas do livros noa dia 11 de abril.

Esta Senhora e mais duas advogadas estão presas desde quinta-feira por estelionato, uma vez que constatou-se que as mesmas são acusadas de falsificar o registro de Biblioteca Nacional.

Ela acusava o Padre de usar suas frases em seu livro e não lhe dar o crédito da autoria, razão pela qual o juízo em que o processo tramita chegou a suspender a venda do livro.

Pedia uma indenização de 51.600.000,00 (cinquenta e um milhões e seiscentos mil reais), visto que o livro já vendeu mais de dez milhões de cópias.

Na delegacia ela alegou que somente recebeu os papéis do registro.

O Padre já disse que a perdoa, mas acredito que se constatados os fatos a justiça não a perdoará.

Dentre os documentos anexados por ela no processo está um Certificado de Registro ou Averbação da Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura. Sob o número 100.928, livro 145, folhas 3, 4, 5, indicando que o texto é seu.

Em agosto de 2018, Izaura entrou com uma queixa-crime contra Marcelo Rossi e a editora na Delegacia Antipirataria, da Polícia Civil. O delegado Maurício Demétrio oficiou a Fundação Biblioteca Nacional requisitando os documentos originais.

A polícia, então, descobriu que não consta na Biblioteca Nacional qualquer texto registrado sob o título ‘Felicidade! Qual é? Crônicas e Poesias’, que Izaura diz ser seu.

O número apresentado por ela refere-se à obra "Por todo o amor que houver nesta vida", de 18 de agosto de 1995, de autoria de Tatiana Cristina Medeiros dos Santos.

"Ou seja, a ação indenizatória na Justiça está baseada numa fraude e este documento falsificado fez com que o juiz desse a liminar mandando recolher os livros", afirmou o delegado Maurício Demétrio.

Igor Calaça Martins, coordenador do escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, encaminhou à polícia um laudo mostrando várias fraudes no documento apresentado por Izaura.

Nesta quinta, Izaura foi chamada a depor na delegacia. Diante do delegado respondeu que não sabe falsificar documentos e que mostrou toda a documentação às advogadas.

"Só sei datilografar", disse.







  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações902
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-no-caso-de-plagio-do-livro-do-padre-marcelo-rossi/707465833

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)