Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Diretiva europeia de direitos autorais está sendo muito questionada

Publicado por Ana Zan Mosca
há 5 anos

Próxima de sua aprovação final e rechaçamento a Diretiva européia vem sendo questionada fortemente especialmente em seus artigos 11 e 13.

A GAFA (google, amazon, facebook, e apple), vem fortemente informando se tratar de forma onde será questionada e livre expressão e repreendida.

o artigo 13 dará maiores poderes aos titulares de direitos autorais de como suas obras serão compartilhadas, terão sim que ter filtros para impedir o compartilhamento não autorizado, além de que as ferramentas de busas não poderá exibir mais imagens não autorizadas.

Ora, se o dono da obra não pode definir sua utilização o que faremos com a Lei de direitos autorais?

Youtubers do mundo todo atacando, olhando somente seu lado, se esquecendo que também são autores, porém, as plataformas pagam bem à eles, e aquele autor que está recebendo uma ninharia e sua obra compartilhada sem ele nem saber?

“Há uma campanha muito agressiva de desinformação da GAFA dirigida aos cidadãos europeus. Eles moveram a discussão de uma questão econômica muito legítima — criadores sendo pagos pelo uso de seus trabalhos online — para a liberdade de expressão e o debate tipo 'salvemos a internet'. Simplesmente, buscam salvaguardar e maximizar seus lucros com anúncios”, define à UBC Jean-Noël Tronc, diretor geral da Sacem, que se diz confiante no bom critério do “triálogo” para resistir às pressões do lobby economicamente poderoso que quer derrubar os artigos 13 e 11.

“Nossa força são os autores. O que eles criam vale muito mais do que dinheiro. Eles criam cultura, contribuem para nosso bem-estar, constroem relações sociais e formam nossa identidade, local e globalmente. Os direitos autorais não são um conceito ultrapassado. Continuam fortes e resistiram ao teste do tempo e dos avanços tecnológicos. É essencial manter sólido o marco legal que regula o compartilhamento de obras nas plataformas de internet e garantir a remuneração de quem as cria”, completa Tronc.

Ora como pode a liberdade da internet ser mais forte que os direitos autorais lutados por décadas e ainda hoje para serem conquistados.

a presidente mundial do YouTube, Susan Wojcicki, adverte para "uma censura como nunca se viu na rede". "Essa legislação é uma ameaça tanto ao seu estilo de vida como ao seu poder de compartilhar sua voz com o mundo", afirmou, em tom apocalíptico, dirigindo-se youtubers, os produtores de alguns do bilhões de vídeos que fazem desta plataforma a mais poderosa emissora de conteúdos audiovisuais do planeta.

Porém nem todos no mundo youtuber compartilha dessa idéia, o comediante Christopher Binghan diz que o artigo 13 é bom sim e que eles youtubers estão sendo rifados numa guerra suja e sem informação.

Nos colocamos ao lado dos autores e esperamos que a Diretiva seja aprovada será uma grande vitória aos criadores do mundo todos pois com certeza servirá de exemplo ao resto do mundo.


  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações207
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretiva-europeia-de-direitos-autorais-esta-sendo-muito-questionada/659959382

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)