Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Parabéns a você, Happy Birthiday to you, e o domínio público

Publicado por Ana Zan Mosca
há 5 anos

E a tão famosa "Parabéns à você", como funcionam seus direitos autorais?

O original "Happy Birthday to you", foi declarada domínio público em 23-09-2015, nos Estados Unidos após 80 anos. Foi o fim de uma briga gigante da Warner Chappell que alegava ter comprado os direitos autorais da música, e, em análise minuciosa, o Juiz George H. King verificou que pelos documentos apresentados a Warner apenas adquiriu alguns acordes da empresa Summy Co, verificou assim, que esta empresa nunca teve os direitos autorais da letra "Happy Birthday", essa melodia foi retirada da música "Good Morning to all", composta pelas irmãs Mildred J e Patty Smith Hills fim do século XIX. Assim a versão original em inglês pode ser usada com fins lucrativos sem problema algum.

O que não ocorre com a versão em português, que ainda está sendo protegida por direitos autorais, o nosso parabéns a você e não parabéns pra você, cuja adpatação é de Bertha Homem de Melo, conhecida como Lea Magalhães, e falecida em 1999, sendo assim, a versão brasileira somente entrará em domínio público em meados de 2070, ou seja setenta anos contados do ano subsequente da morte da autora., no caso da adaptadora que tem os mesmo direitos do autor, repartidos, portanto, o uso da versão original está liberada sem direitos em filmes, vídeos, a versão nacional necessita do recolhimento.


  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações651
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parabens-a-voce-happy-birthiday-to-you-e-o-dominio-publico/647012648

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)