Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Como somente agora desde 1969 Paul McCartney irá receber novamente seus direitos autorais.

Publicado por Ana Zan Mosca
há 5 anos

Entendendo os direitos autorais das músicas dos Beatles de autoria do Paul e do John.

No começo os direitos autorais das músicas do John e do Paul pertenciam a uma empresa dos dois chamada MacLen, e quem administrava esses direitos era outra empresa a Northern Songs.

Como os Beatles não tinham jeito nenhum para negócios em 1966 eles venderam a MacLen para a Northern Songs e seus direito autorais.

Em 1967 um dos donos dela foi encontrado morto por overdose e a Northren Songs acabou sendo vendida para ATV (Associate Television), sem que os beatles soubessem.

A partir dessa época eles nunca mais tiveram ou viram um tostão sequer sobre seus direitos.

Lembrando que, as músicas do George e do Ringo não fazem parte dessa negociação.

Em 1985 o conglomerado de empresas bilionárias do Michael Jackson adquiriu a ATV e especialmente o catálogo dos beatles, nesse acordo foi incluído os direitos autorais das musicas do Paul e do John, como , "yesterday", Come Together","Hey jude"e centenas de outras.

Importante ressaltar que }Michael consultou Paul e Yoko, Paul até tinha interesse se Yoko entrasse junto na negociação já que as músicas eram do John também, e esta achou um valor muito alto.

Assim, Michael Jackson que pretendia ter a maior editora do mundo adquiriu por anos esses direitos.

A ATV numa grande negociação se fundiu com a Sony para formar a Sony/ATV que ficou com o espólio do Michael e mais tarde acabou sendo vendida.

Porém a partir do mês passado em um acordo confidencial entre a Sony/ATV e o Paul devido a um processo movido pelo Paul McCartney, os direitos autorais que desde 1969 não pertenciam e não eram recebidos por eles passaram a ser de novo do Paul McCartney.

Assim desde o mês passado o Paul é dono dos direitos dessas músicas dos Beatles.

  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações365
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-somente-agora-desde-1969-paul-mccartney-ira-receber-novamente-seus-direitos-autorais/643877338

Informações relacionadas

Ana Zan Mosca, Advogado
Artigoshá 4 anos

Domínio Público no Brasil E nos Estados Unidos

Notíciashá 15 anos

Michael Jackson queria deixar direitos dos Beatles como herança a Paul McCartney

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)