Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

A batalha de grandes artistas e bandas pelo uso do nome ou seja da marca da banda

Publicado por Ana Zan Mosca
há 6 anos


Não é incomum nos depararmos no mundo em geral por grandes brigas , lutas judiciais por uma marca, ou nome.

Isso porque dependendo do sucesso que o produto que leve esse nome a marca as vezes a na maioria das vezes acaba valendo muito mais que que as vezes até o local físico onde esse produto é feito.

No mundo artístico isso é bem maior, por alguns motivos, o artista batalha muito por sua carreira, e quando esta acontece é que realmente vai pensar em marca, etc, e, muitas vezes essa marca pode não estar disponível, um integrante da banda pode achar que é dono único, um produtor se aproveita e registra esse nome em seu nome, enfim, são inúmeros casos.

No Brasil além dos vários que citei tem o da Banda Legião Urbana, Renato Russo era dono da marca que hoje tem como proprietário seu filho Giuliano Manfredini.

Em 2016 os outros integrantes da banda Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ganharam na justiça poder usar o nome da banda em apresentações que fizessem uma vez que que ajudaram a consolidar essa marca no mercado, porém, os mesmos continuam não podendo explorar comercialmente a marca com propagandas, camisetas etc o que nunca foi a intenção dos remanescentes e sim o uso do nome em seus shows.

Outro caso muito conhecido é o da banda Pink Floyd, o guitarrista David Gilmour ficou com a propriedade da marca, e, o vocalista, baixista e compositor Roger Walters ficou com todos os direitos do álbum The Wall e suas faixas.

Caso que tem sido analisado no INPI é da banda Nação Zumbi, onde a produtora entrou no INPI com o pedido de registro da marca disse que autorizada pelos integrantes, porém o integrante Gilmar percussionista não autorizou esse registro, e como a Banda não é uma empresa não tem um contrato social prevendo esses casos, o INPI está decidindo.

  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações288
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-batalha-de-grandes-artistas-e-bandas-pelo-uso-do-nome-ou-seja-da-marca-da-banda/640623377

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)