Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

A importância do autores na história da música brasileira

Publicado por Ana Zan Mosca
há 6 anos

Verificando o ECAD como faço sempre, me dei conta de uma coisa, analisando os rankings publicados, verificamos o quanto um autor com sua música faz a história de uma nação, e, com isso a importância que o direito autoral tem para não só esse artista para os diversos que vem depois dele, e para uma nação.

A necessidade de respeito a esse direito tão subjetivo, e atualmente com o crescimento digital está defasado e controverso.

Veja os cinco primeiros nomes divulgados este ano da arrecadação de carnaval.

Autores mais executados: 1- João Roberto Kelly, 2- Braguinha; 3- Lamartine Babo; 4- Haroldo Lobo, 5- Joubert de Carvalho;

Musicas mais executadas: 1- Mamãe eu quero (Jararaca/Vicente Paiva), 2- Me dá um dinheiro aí(Glauco Ferreira/ Homero Ferreira/ Ivan Ferreira); 3- A jardineira (Humberto Carlos Porto/ Benedito Lacerda); 4 - O teu cabelo não nega (João Valença/ Lamartine Babo/Raul do Rego Valença); 5 - Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal).

Tenho certeza que a maioria que parou e leu cantarolou quase todas essas músicas e vieram em seus pensamentos boas recordações, a arte seja qual for é capaz disso de nos levar para um outro local de nos fazer sentir bem.

Por isso o direito dessas pessoas devem sempre ser respeitados, saiba que essas músicas não estão em domínio público.

Por isso me indigna que apesar dos esforços do ECAD que foram muito bons, autores como esses nesse acordo pago pelo youtube de direitos de execução de 2003 a 2017, chegaram a receber valor ínfimos de 300,00 (trezentos reais), isso só mostra o quanto ainda temos que lutar pelos direitos dessa classe que tanto nos faz feliz.

  • Publicações768
  • Seguidores132
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações331
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-importancia-do-autores-na-historia-da-musica-brasileira/609407702

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)