jusbrasil.com.br
30 de Outubro de 2020

Direitos autorais ajudam ao sustento de artistas.

Seis meses de pandemia e sem previsão de retorno aos palcos artistas estão conseguindo se manter.

Ana Zan Mosca, Advogado
Publicado por Ana Zan Mosca
mês passado

A primeira classe a para e a última a voltar sem previsão.

"Todo artista tem que ir aonde o povo está para cantar..." Milton Nascimento

"O show deve continuar. Eu irei enfrentar tudo com um sorriso. eu nunca irei desistir. Avante com o show." Freddie Mercury.

Porém, o artista não está podendo ir aonde o povo está, está chegando com as lives,, que também já perderam o auge. Foi um pico mas agora já não fazem mais esse papel.

O show parou por um tempo infelizmente, mas o sorriso do artista continua pois estão ai continuam fazendo música,livros, artes em todos tipos que nos fazem sentri bem, agradam, como a classe artística tem ajudado!!!

Por isso pedimos todo respeito á eles, todo carinho.

E como eles podem e tem sem mantido? Uma reunião de rendas tem ajudado, as lives pagas ajudaram sim por um tempo.

Também os streamings, que pagam royalties ajudam nessa renda formada por vários pequenos recebimentos.

Outra fonte importantíssima tem sido os direitos autorais, muitos estão procurando uma importante fonte um pouco difícil de recuperar mas muito importante que são os direitos autorais fonomecânicos advindos das plataformas digitais.

Esses direitos geralmente não são pagos ao autor direto mas sim a editoras, por enquanto, é necessário de auxílio de uma editora, de um escritório especializado a fim de conseguir receber.

Temos ainda, os direitos de execução pública, por muitas vezes o artista esquece, deixa de lado,m seus direitos conexos, que acabam ficando retidos.

Por não fazer um isrc, um cadastro, e muitos artista deram andamento e regularizaram suas situações , cadastrando todas suas músicas, como autores, intérpretes, produtores e estão começando a receber seus direitos.

Venda de produtos em lojas deles, no site etc.

Veja , são vários recebimentos e não de grande montante mas que juntos tem auxiliado o artista a se manter nesse período.

E, assim, o próprio artista tem visto como seus direitos autorais são importantes e tem valorizado mais seu salário, porque os direitos autorais do artista é o salário dele, e agora tão importante.


0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)