jusbrasil.com.br
30 de Outubro de 2020

Música que transforma!!!

A música como inclusão social, como igualdade entre todos!!!

Ana Zan Mosca, Advogado
Publicado por Ana Zan Mosca
há 2 meses

"A arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações” (Oscar Wild)

" A música tem o poder da cura. Ela tem a capacidade de puxar as pessoas pra fora de si por algumas horas."(Elton John).

Nessa fase em que o artista está tão abandonado, tão prejudicado, que seus direitos autorais tornaram-se sua sobrevivência, aqui, estamos exaltando a música e seu incrível poder.

alguém apresenta alguma cultura de uma nação sem manifestações da música?

E como inclusão social, com o poder que a música tem existem vários projetos voltados a cura, inclusão com música, vamos citar alguns aqui.

Projeto samba para todos- nesse projeto é ensinado musicalização de forma diferenciada e instrumentos de percussão para pessoas com deficiência intelectual, autismo ou mesmo física, buscando assim entretenimento estimulação psicomotora, elevação de autoestima entre tantas outras.

Grupo cultural Afroreggae- aqui procura-se diminuir a diversidade social, oferece diversos cursos gratuitos de música inclusiva clássica, entre eles, citamos guitarra, flauta, percussão, canto, clarinete, violino, trombone, eles tem estúdio musical para gravação também.

Projeto Música Para Todos - acontece em Teresina (PI), ensinando flauta, violão, baixo, contrabaixo, percussão, violino, viola. A Tv Assembleia aos sábados e domingos mostra o programa Música Para Todos.

Projeto Guri - espalhado por SP com cerca de 400 polos de ensino, onde estimula a inclusão social, além do curso de luteria (conserto de instrumentos musicais), quem entre opta por canto ou coral e um instrumento musical, é um dos maiores projetos musicais.

Instituto Cenibra, que em parceria com o Conseg, administra aulas de músicas, A música contribui com o desenvolvimento de habilidades que as pessoas necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo.

Não esquecendo que, além de proporcionar uma futura profissão, esses novos artistas, poderão ser autores, compositores, e também ter sua renda em seus direitos autorais.

A música transforma sempre.

Porém são diversos espalhados visando a cura e inclusão social.

O Grupo de Ballet de Paraisópolis apesar de não ser um projeto musical, mas um artístico, está preparando em seu retorno um ballet onde irão dançar o funk e uma homenagem aos tantos afetados pela pandemia.



0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)